A importância da Gestão de Projetos

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS EM TEMPOS DE CRISE

O Brasil vem enfrentando há algum tempo uma crise econômica sem precedentes a qual tem sido agravada pela atual pandemia de Covid19 nos últimos meses.

Neste cenário de incertezas é muito importante não perdermos o foco no futuro e planejarmos o caminho que desejamos percorrer, definir metas claras, objetivas e tangíveis de forma a não sermos pegos de surpresa e não estarmos despreparados para as oportunidades que virão quando iniciarmos a retomada do mercado.

Este momento de “baixa” nas atividades cotidianas é um dos momentos mais propícios para “arrumarmos a casa”, definir e/ou melhorar processos, trabalhar em mitigar desperdícios e melhorar a gestão.

Com uma boa gestão de projetos é possível garantir que o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário seja realizado dentro do prazo, custo e qualidade desejados. O gerenciamento de projetos feito de forma eficaz pode fazer com que as empresas consigam fazer mais com menos, aumentando a produtividade e evitando desperdícios.

Boa parte das pequenas e média empresas que trabalham com projetos em nosso país acreditam que implementar esta cultura seja oneroso, ou, apenas trabalham com a gestão de escopo e tempo (cronograma). Mas, a gestão de projetos é muito mais que isso:

  • A gestão de projetos é planejar e controlar a qualidade, para não se ter gastos adicionais com a não conformidade das entregas;
  • É ter uma visão antecipada sobre a gestão de custos, para garantir que não seja gasto nenhum valor além do planejado;
  • É ter um time unido, uníssono e engajado com as entregas o projeto;
  • Garantir que a comunicação flua igualmente para todos os envolvidos;
  • Mapear e antecipar riscos o que aumenta muito a chance de sucesso;
  • Fazer aquisições de forma eficiente;
  • E por último, mas, não menos importante: integrar todas as áreas e equipes em um só objetivo fazendo com que os resultados sejam extraordinários.

Um profissional de gestão precisa ser encarado como um investimento nas companhias o qual poderá ser o principal agente para a empresa se destacar e sair na frente de seus concorrentes nesta crise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abir chat
Me chama aqui!